sexta-feira, 25 de junho de 2010

João Feijó e o bom para o Corinthians

O blogueiro Carlos Miranda, que destila acidez e a precisão dos comentários em seu blog no site futebolalagoano publicou um estudo feito por João Feijó que critica a média de idade das equipes das Séries A e B. O cuidadoso levantamento mostra que a média de idade dos 40 clubes que disputam as duas principais divisões do pais está alta. Este fato é uma visão do Corinthians e se encaixa na política do clube, que busca produzir jogadores, para abastecer o mercado brasileiro, mas principalmente o mercado do exterior. No entanto é preciso dizer que o futebol não é uma ciência exata. Existem “cases” de sucesso, com clubes com altas médias de idade e com a visão dentro da contra-mão do que pensa e defende o Corinthians. Particularmente, acho que a visão tricolor está correta e precisa ser incentivada, pois um clube que surgiu do nada, transformou-se em uma referência nacional em termos de negociações, tem seus méritos. Mas o caminho é satisfatório para o modelo do Corinthians. Creio que outras equipes conquistam o mesmo que o timão das Alagoas pretende com conquistas, cotas publicitárias e projeção. Revelar e vender jogadores não é sempre a prioridade. É natural que para o Flamengo, a conquista do campeonato brasileiro tenha gerado recursos publicitários, cotas de participação na libertadores e outros tipos de renda, que não seja necessariamente a venda de jogadores. Até porque o próprio Flamengo formou e vendeu pelo menos um time inteiro e as péssimas administrações fizeram com que o time estivesse sempre no vermelho. Também não vejo, o Flamengo, por exemplo, desistindo de uma competição, como o Campeonato do Nordeste, em troca de uma cota financeira, como fez o Corinthians. Mas nada que deponha contra a visão do Corinthians até porque foi desta forma – e com este visão – que o clube tornou-se o mais estruturado clube alagoano.

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